quinta-feira, 28 de outubro de 2010

OFICINA PLANETA ÁGUA - Profª Luciana Soares





Em outubro de 2010, foi realizado o Projeto MPB no Colégio Est. Monsenhor Miguel de Santa Mª Mochón. Este Projeto vem sendo planejado desde a Capacitação ministrada no mês de maio, pela Fundação Cravo Albim, onde o corpo docente foi presenteado como uma gama de informações a respeito da riquíssima música brasileira.
Como solicitado pela Direção da Escola, partindo de uma Apresentação inicial em um Projeto Interdisciplinar com as Disciplinas Educação Física, Biologia e Matemática, reeditei a Oficina mas como uma Abordagem mais direcionada a Grande Importância da Água, desde a sua utilização benéfica - lazer, saúde..., quanto ao enorme desperdício.
A Oficina foi desenvolvida em duas etapas:
1ª Parte : Sala de aula, onde os alunos receberam informações sobre Os Festivais dos Festivais, a situação histórica da época, saúde, através da música Planeta Água de Guilhrme Arantes.
Depois de uma forma lúdica, os alunos receberam trechos da letra da música, e em conjunto foram montando a música, após terem escutado a mesma.
Assim puderam trabalhar a memória ao montar, e simultâneamente ao entrar em contato com as palavras que não utiliza habitualmente, trabalhar Língua Portuguesa.

2ª Parte: Prática
1º momento: os alunos receberam uma bola de gás (utlizada em aniversário nº 9) e fizeram trabalhos respiratórios Individualmente de inspiração (enchendo-a) e expiração (tendo que mantê-la no ar assoprando-a);
2ºmomento em dupla: tentavam mantê-la no ar o maior tempo possível, além de trabalharem a respiração, trabalhavam o social e emocional, incentivando o parceiro.
3º momento: na parte externa (pátio) os alunos fizeram diversas atividades aquáticas, com utilização de uma piscina, onde puderam de uma forma recreativa trabalhar: equilíbrio, deslocamento, imersão, abertura de olhos.

No final foi realizada uma Avaliação da Oficina, onde os alunos expuseram suas idéias de como é prazeroso desenvolver atividades na água, e como devemos cuidar desse bem tão precioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário