segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO











O nosso corpo é composto de água (em sua grande parte). Por que a água como uma Opção?
Nosso vínculo com água é muito profundo. Desde que fomos concebidos vivemos imersos na água, e por este motivo é natural que gostemos de estar no meio líquido, de brincar nela, sentir sua textura, e o prazer que ela proporciona.
A água é um elemento extremamente importante para o nosso equilíbrio emocional e psíquico, é uma ampliação do mundo com o qual estamos acostumados.
Assim podemos entender porque há grande aceitação e procura pelas atividades aquáticas (natação e hidroginástica) sem distinção de idade, sexo, biótipo, objetivo e etc.


Os Componentes Inorgânicos da célula

A água, que é o componente químico mais abundante da matéria viva, atua como solvente de inúmeros compostos orgânicos (carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucléicos) e inorgânicos (a água e os sais minerais). Essa característica da água é de fundamental importância para os seres vivos, uma vez que as reações químicas de natureza biológica se desenvolvem em soluções.
A água é, ainda um importante veículo de transporte das substâncias, permitindo o contínuo intercâmbio de íons e de moléculas entre os líquidos extra e intracelular. Nos seres vivos, a evaporação da água, que ocorre através de sua superfície, contribui para a manutenção da temperatura corpórea em níveis compatíveis com a vida e nas articulações ósseas.


ÁGUA
Sem água não há vida. E uma quantidade insuficiente de água transforma a sobrevivência num grande problema. Cerca de 1,3 bilhões de pessoas sofrem com a falta de água em todo o mundo.
O Brasil é um país privilegiado em quantidade de água, pois contém cerca de 10% das reservas de água doce do planeta. Mesmo assim, cerca de 20% da população brasileira recebe água contaminada, e esta é uma das principais causas de mortes de crianças no Brasil. Muitos rios brasileiros apresentam água contaminada principalmente pela descarga de esgotos domésticos e industriais na água.
A poluição tornou-se a marca registrada dos grandes rios. Estima-se que 80% das enfermidades no mundo sejam contraídas por água contaminada.
Além da contaminação da água de rios, lagos e represas; há também o desperdício, que começa na rede de distribuição de água à população. Redes defeituosas e com manutenção precária são responsáveis por grande parte do desperdício de água nas cidades em geral, dizem os especialistas.
Há também o desperdício doméstico: em lavar calçadas, carros, tomar banho, por exemplo com o chuveiro ligado durante 10 minutos consome cerca de 160 litros de água, o dobro da quantidade diária suficiente para uma pessoa se manter em níveis satisfatórios de saúde e higiene (falta de sustentabilidade).
Segundo estimativas, se nada for feito para melhorar esta situação, a crise da água poderá atingir a maior parte da humanidade dentro de uns vinte anos. A solução é usar a água com moderação e tratá-la bem. Quem sabe, brevemente, haverá uma consciência maior sobre a importância da água para o futuro da humanidade!


Água de Beber, de fazer remédio, de banhar-se.

A fórmula H2O é muito conhecida. Já ouvimos dizer, brincando, “vou tomar H2O”.
H2O, portanto, é simplesmente a fórmula química que representa a substância água. Essa fórmula indica que cada molécula de água é composta de dois átomos de hidrogênio a um átomo de oxigênio. Mas água pura é difícil de ser encontrada na natureza. Em geral, a água na natureza contém gases e sais minerais dissolvidos. E, frequentemente, apresenta inúmeras impurezas, como microrganismos e partículas de terra.

Água Potável

É a expressão que significa ”água que se pode beber. Que é boa para beber”. Para ser potável, a água, deve possuir qualidades especiais. Ela não deve ter gosto, cheiro, nem cor. Além desses aspectos que podem ser detectados pelos nossos sentidos, precisamos nos certificar de que a água não contém impurezas, como micro-organismos parasitas, ovos ou larvas de animais (vermes, insetos), nem substâncias tóxicas, como agrotóxicos.
Muitas vezes, a água apresenta aspecto transparente e límpido, mas está contaminada. Os microorganismos são invisíveis a olho nu. E, desse modo, se a fonte de água estiver localizada próxima a fossas, ou se pessoas e animais defecam perto dela, haverá perigo de contaminação.
A água potável contém uma pequena quantidade de sais minerais dissolvidos e alguma quantidade de gases.


IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO: Antes, durante e depois da atividade Física.

A importância da água no corpo humano é tal que uma desidratação ligeira pode provocar cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração e mal-estar geral, sendo que se for continuada pode ter efeitos a longo prazo na nossa saúde, nomeadamente a nível cardíaco, renal, respiratório e digestivo.
A necessidade de manter o organismo corretamente hidratado é assim fundamental para a saúde e bem-estar do organismo. O aconselhável é que essa ingestão adequada e regular deve ser incrementada principalmente nos intervalos entre as refeições.
A ingestão de água está ligada a dissolver a maioria das substâncias que ingerimos ou produzimos (eliminar toxinas), transportar substancias orgânicas, (principalmente o oxigênio), regular a temperatura corporal, lubrificar as articulações, aumentar a saciedade precoce reduzindo o apetite (coadjuvante em dietas de emagrecimento, uma vez que não possui caloria nem gordura).
Em condições normais, o volume de água do organismo é constante, estabelecendo-se um equilíbrio entre a quantidade de água ingerida e a eliminada pela
urina (1,5l), pulmões (900mL), fezes (100ml), pele (50ml) e glicólise(250 ml)


oxidação de substratos energéticos como por exemplo: carboidrato- cada grama de glicogênio muscular é armazenado com aproximadamente 3 a 4g de água, que é liberada durante a glicogenólise (quebra do glicogênio para produção de energia (250ml).

Enquanto os seres humanos podem viver meses sem alimento, o mesmo não ocorre com a ingestão de água (apenas dias sem), ou seja, beber água é obrigatório à saúde.
A falta deste precioso nutriente, durante, um exercício intensivo, sono, ou calor extremo, pode causar um problema de desidratação, que pode ocorrer repentinamente, e causar um serio perigo. Quando o organismo atinge a desidratação, este sofre de um desequilíbrio de eletrólitos, que podem provocar caimbras nos músculos. Para prevenir tal situação, o praticante deverá assegurar-se que se encontra perfeitamente hidratado, antes e durante o exercício. Nunca se deve esperar a sede, ou vontade de beber, de fato, é possível que o organismo desidrate antes disso.
Portanto, ao invés dos conhecidos 8 copos de água, temos 11 copos; ou melhor 2800ml de líquido eliminados diariamente em 24Hs. Logo, a água que entra no organismo deverá corresponder ao mesmo valor, o que vale dizer a ingestão média de 2500ml (2,5l) de água por dia (em média 1 copo a cada uma hora e meia).
Vale dizer que a ingestão deverá começar em jejum, incluindo a sua ingestão de meia hora antes das principais refeições ou uma após, pois é notório que os líquidos ao diluírem o suco gástrico baixam o pH (potencial de hidrogênio - teor ácido) dificultando a ação da enzima (pepsina) no mecanismo da digestão protéica (proteínas). O aconselhável é que essa ingestão adequada e regular deve ser incrementada principalmente nos intervalos entre as refeições.
Num ser humano adulto o total de água no corpo varia entre 55% e 70%.
A substância mais importante de todas: a água. Temos no corpo em torno de 75% de água. Uma criança pequena pode morrer se ficar sem água. Quando isto acontecer, temos que lhe dar soro caseiro e muito líquido, para que a criança se recupere logo. Todo ser humano pode viver um tempo sem alimento, mas não pode viver sem água. Ficar sem beber água mais que 5 dias é impossível. Nem sempre você toma água diretamente, porém ingere água no suco, nas verduras e frutas. Quando nossa alimentação é equilibrada temos aí incluída parte da água que necessitamos. A água participa do transporte e digestão de nutrientes, da eliminação de resíduos, atua no transporte de substâncias e no trânsito intestinal, mantém a temperatura do corpo, participa dos fluídos do organismo, como lubrificante das juntas e amortecedor dos órgãos contra choques. As fontes de água são os líquidos e alimentos, como frutas e vegetais. Por exemplo, a carne contém sangue, portanto, tem água, mas é óbvio que uma alface tem, porporcionalmente, muito mais água que a carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário